Nossa Atuação

Rojas & Pacheco

Crédito Acumulado:

- Nos processos relativos aos pedidos de apropriação de crédito acumulado, faremos o acompanhamento de todo o processo, desde a aquisição dos insumos até a venda do produto acabado;
- Preliminarmente faremos uma auditoria para analisar o processo da empresa, mapeando, em detalhes, o processo de aquisição de insumos, produção e operações de vendas realizadas pelo estabelecimento, com o fim de acompanhar todo o caminho percorrido pela tributação do ICMS envolvida, identificando possíveis falhas que precisem ser corrigidas de forma a minimizarmos as chances de lavratura de AIIMs;
- Análise da melhor estratégia para a empresa quanto ao sistema a ser utilizado para solicitação do crédito acumulado (Simplificado ou Custeio);
- Faremos o trabalho de assessoria entre a empresa e o pessoal de TI para confecção dos arquivos digitais, bem como realizar qualquer tratativa com a SEFAZ SP a fim de sanar dúvidas ou problemas que possam surgir durante a transmissão dos referidos arquivos;
- Envio e acompanhamento dos processos relativos aos pedidos de apropriação de crédito acumulado, assumindo toda a dianteira nestes processos, de forma que a única preocupação de nosso cliente seja com a forma de utilizar esses créditos. Apoio que também daremos.

Crédito Simples:

- Nos processos relativos aos pedidos de utilização de crédito simples, faremos o acompanhamento de todo o processo, desde o pedido inicial até sua efetiva liberação;
- Inicialmente faremos uma auditoria para analisar os ativos imobilizados, verificando se estão enquadrados na legislação, identificar possíveis falhas que precisem ser corrigidas de forma a minimizarmos as chances de lavratura de AIIMs;
- Envio e acompanhamento dos processos relativos aos pedidos de utilização de crédito simples, assumindo toda a dianteira nestes processos, de forma que a única preocupação de nosso cliente seja com a forma de utilizar esses créditos. Apoio que também daremos.

Crédito de Ressarcimento:

- Nos processos relativos aos pedidos de apropriação dos créditos de ressarcimento, faremos o acompanhamento de todo o processo, desde o pedido até sua efetiva liberação;
- Inicialmente faremos uma auditoria para analisar o processo da empresa, identificar possíveis falhas que precisem ser corrigidas de forma a minimizarmos as chances de lavratura de AIIMs;
- Faremos o trabalho de assessoria entre a empresa e o pessoal de TI para confecção dos arquivos digitais, bem como realizar qualquer tratativa com a SEFAZ SP a fim de sanar dúvidas ou problemas que possam surgir durante a transmissão dos referidos arquivos; - Envio e acompanhamento dos processos relativos aos pedidos de apropriação de crédito de ressarcimento, assumindo toda a dianteira nestes processos, de forma que a única preocupação de nosso cliente seja com a forma de utilizar esses créditos. Apoio que também daremos.

Nosso trabalho inicial de Auditoria:

Uma das formas de economizarmos um tempo significativo e reduzirmos os riscos de lavraturas de Autos de Infração será através da realização prévia de uma análise da escrita fiscal do cliente. Esta análise deverá realizar um confronto entre a apuração da empresa (dados dos sistemas) x GIA x SPED, sanando as inconsistências antes de efetivar a entrega dos arquivos digitais e os pedidos de apropriação.
Outro ponto é verificar são os insumos adquiridos e os créditos lançados na escrita fiscal, se os documentos são legítimos e os fornecedores ativos no momento da compra.
​Tratando-se de indústria, analisar as formas de distribuição dos CIF, tais como Energia Elétrica, água etc.
Ratificar se as operações de saídas (vendas) estão realmente amparadas pela legislação para geração de crédito acumulado.